Blog

Category

Acabe com o desperdício na cozinha

Sustentabilidade

É possível ter uma cozinha moderna, linda e organizada gastando menos dinheiro, tempo e energia. Coloque em prática, hoje mesmo, atitudes inteligentes que ajudam o meio ambiente sem atrapalhar sua rotina.

1. No fogão

Para economizar tempo e gás, prefira cozinhar na panela de pressão. O cozimento é bem mais rápido.

2. Tomada

Aparelhos como cafeteira e micro-ondas, que ficam com luzinhas ligadas, consomem energia mesmo quando não são usados. O gasto diário é pequeno, mas não custa tirar da tomada, né?

3. Eletrodomésticos

Na hora de comprar, fique de olho no gasto de energia dos aparelhos (todos vêm com uma etiqueta indicando a quantidade de consumo). Dê preferência aos que são mais eficientes e usam menos energia.

4. Janela

O ideal é que a cozinha tenha janelas grandes. Além de agradável, você aproveita mais a luz natural e deixa as lâmpadas apagadas por mais tempo. Isso vale para a casa toda, ok?

5. Louça lavada

A dica é usar dois baldes ou bacias para dar fim à louça: um para lavar, e o outro para enxaguar. Assim, você usa menos água e garante a torneira fechada! Troque quando a água ficar turva.

6. Geladeira e fogão

O melhor é que fiquem distantes. "Se estão próximos, a geladeira tem que trabalhar muito mais para resfriar seu interior quando o fogão está quente", diz Gustavo Aloe*.

7. Reciclagem

Com certeza essa dica você já segue, mas nunca é demais lembrar... Não se esqueça de lavar os materiais recicláveis antes de jogar fora. Para reduzir o lixo orgânico, você ainda pode fazer compostagem ou montar um minhocário. Entenda melhor em abr.io/lixocasa.

8. Alimentos

Jogar comida fora é uma atitude nada sustentável. Sem contar que é dinheiro jogado fora, amiga! Na cozinha, dá para reaproveitar quase tudo, acredite. Até cascas e talos rendem pratos saborosos. A ONG Banco de Alimentos tem várias receitas: abr.io/ongreceita. Vale conferir!

9. Óleo de cozinha

O óleo não pode ser jogado no lixo muito menos na pia. Esse é um dos grandes erros na cozinha! Após ser usado, deixe esfriar e guarde-o em garrafas. Se você puder peneirar antes, melhor ainda! Depois leve a garrafa para um local de coleta.

10. Piso limpo

Se você mora em casa, pode usar água da chuva para lavar o chão (da cozinha, do banheiro ou do quintal). Mas atenção: após coletar a água da calha, tampe o recipiente para manter a água limpa e longe do contato com o mosquito da dengue.

Fonte: M de Mulher

Deixe seu comentário